sábado, 12 de setembro de 2009

Avançando na prática TP 5

A Progressão textual
Um texto é o resultado da ação de entrelaçar partes para formar um todo. É, portanto, um conjunto de frases e orações que se unem para dar sentido ao que se deseja expressar. Esse trabalho é realizado com os elementos que dão coerência e coesão ao texto: a progressão do tema (o acréscimo de novas informações ao que já foi dito), a retomada de elementos passados (palavras, frases, seqüências) por meio de repetição intencional e outros recursos que garantem a continuidade temática e a progressão de sentido de acordo com a intenção do escritor.
Para escrever um texto corretamente devemos seguir as etapas: em primeiro lugar, é preciso aprender a pensar, a encontrar idéias. Depois devemos saber relacionar essas idéias e colocá-las em ordem.
Na produção de um texto os mecanismos de construção, de coesão e coerência funcionam juntos.
A coerência refere-se ao sentido global do texto. É um problema relacionado ao sentido estabelecido no interior dele. A coesão diz respeito aos processos de encadeamento lógico das idéias, de uma boa transição entre os parágrafos e períodos que garantem a textualidade de uma produção escrita, ou seja, as características que transformam um conjunto de palavras, frases e parágrafos em um texto.
A coesão seqüencial está relacionada com os mecanismos de coesão e leva quem lê ou ouve a seqüenciar o tema, e a perceber a progressão nas idéias que compõem o texto.
Todo texto coeso tem uma seqüência temporal. Ela levanta uma expectativa de continuidade de raciocínio que vai sendo desenvolvida no restante do texto. Essa relação entre a expectativa e a continuidade é que constitui a coesão seqüencial. Ela se dá por meio de ordenação linear dos elementos, expressões que indicam a ordenação ou continuação dos fatos (advérbios, preposições, pronomes, conjunções, correlação dos tempos verbais e escolha do vocabulário).
Há também textos com coesão seqüencial sem a utilização de elementos lingüísticos. Nesse caso o simples ordenamento pode servir para orientar a progressão do tema (justaposição).
Outro tipo de coesão seqüencial responsável pela progressão textual é a repetição de expressões ou de idéias que contribuem para o leitor interpretar os sentidos do texto. Isso é visto com freqüência em textos poéticos e serve para provocar várias reações nos leitores.
Escrever um texto com coesão e coerência não é uma atividade fácil, principalmente para alunos do Ensino Fundamental. Por isso o professor precisa valorizar e conduzir seus alunos a essa prática porque o aluno só vai aprender escrever exercitando durante todo o período de estudo, desde as primeiras séries de ensino.
Escrever é um processo de reflexão, interpretação e construção de sentidos em relação ao que se vê, ao que se ouve, sente e pensa sobre a realidade. Mas muitos alunos ainda não têm consciência disso. Sabemos que essa consciência não ocorre de um dia para o outro; ocorrerá gradativamente.
Escrever é trabalhar com a linguagem.O trabalho com linguagem através dos estudos de texto e do discurso oferece inúmeras opções de encaminhamento mais prazeroso de produção textual.
É preciso resgatar o prazer de escrever, por meio de propostas que privilegiem a vivência do aluno e ampliem suas possibilidades de expressão, pois ele tem necessidade de expressar-se para viver em sociedade. E preciso ser encorajado a escrever. E para que isso aconteça, ele precisa sentir-se à vontade.
Dinâmicas de produção envolvendo toda a turma, redação em grupos, a redação coletiva sob a orientação do professor, a observação de recursos usados nos textos lidos são atividades que contribuem para que o aluno perceba que há normas na elaboração de um texto. E desenvolvem o domínio de procedimentos que favorecem a coerência, a coesão, a clareza e a correção textual.
Com relação à atividade de produção de texto sugerida no Avançando na Prática, percebi que o tema escolhido pelos alunos para a criação da história está relacionado com os conhecimentos da realidade do cotidiano deles. Isso facilitou a criação, o ordenamento dos fatos e o envolvimento de todos em todas as etapas do processo.
Essa atividade foi muito importante, pois os alunos tiveram a oportunidade de se expressar, escrevendo textos baseados em fatos reais da comunidade em que vivem. Foi uma forma de expressão de seus conhecimentos de mundo.
Após a produção dos textos, através das leituras feitas pelos alunos e por mim, percebi que as principais dificuldades deles são em relação à concordância verbal, ortografia e paragrafação.
Na produção da avaliação crítica das atividades, a maioria dos alunos disse que gostou muito da metodologia aplicada nas aulas. Isso é gratificante.

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